Meu Sketchbook - Bullet Journal - Diario em Topicos - CommonPlace Book

Oi gente, tudo beleza?
Comecei a fazer o uso do Sketchbook após não me adaptar aos planners, e estou gostando! 

Eu já tinha pesquisado a respeito e minha decisão foi tomada após ler o livro Diário em Tópicos (vi a dica no Instagram da Lu Sielskis), que colocou tudo o que já tinha lido a respeito em blogs em ordem na minha cabeça. 
Vou enumerar alguns conceitos que me fizeram chegar a um consenso e tomar a decisão de migrar para esse tipo de sistema para me organizar. Quem sabe você possa ajudar você também.

1. Bullet Journal - (ou BuJo® para abreviar) foi criado por Ryder Carroll , designer de produtos digitais. Basicamente, ele utiliza um sistema de anotações com alguns símbolos diferentes para notas, eventos, tarefas, conta com um índice e páginas numeradas e você pode criar páginas para um calendário anual, mensal, semanal, diário, e listas de tarefas que se fizerem necessárias. Você pode ir criando as páginas conforme a necessidade, não necessariamente tudo de uma vez. 
Para saber mais e se aprofundar nas técnicas: [1] [2] [3] [4]


2 - CommonPlace Books - ou, de acordo com o livro Diário em Tópicos,  livros de compilação, surgiram na época do Renascimento, e era popular entre os estudantes, estudiosos e entusiastas da leitura. Neles eram escritos uma coletânea de trechos importantes sobre assuntos importantes, copiados e organizados de forma a servir como auxílio à memória ou como referência de quem escreve, sobre os mais diversos assuntos, como religião, filosofia, direito, ciência, amor, etc. Era comum também fazer colagens e desenhos. Esse método era muito ensinado nas universidades de Harvard e Oxford. o filósofo John Locke chegou a publicar um livro bem detalhado sobre o tema chamado "A new Method of Making Common-Place Books".
Para saber mais:[5] [6]


3 - Diário em Tópicos - livro da autora Rachel Wilkerson Miller, traduzido e lançado pela editora Sextante. Neste livro, a autora explica que o Diário em tópicos é um sistema para registrar em um único caderno todas as coisas que você deseja se lembrar: tarefas, pensamentos, levando em consideração todos os aspectos da sua vida, trabalho, casa, relacionamentos, hobbies, etc. Ele mistura agenda, lista de tarefas e diário. Tudo começa com um caderno, podendo ser pautado, em branco, mas de preferência pontilhado. Não indica que seja pré impresso, pois o mesmo não te dá liberdade para escrever o que você precisar. O livro vai mostrando imagens com várias ideias de layouts para as páginas a serem feitas para você se inspirar, baseadas no Bullet Journal. 

Aqui vão os capítulos do livro pra vocês saberem o que esperar:
  1. O básico
  2. Páginas Anuais 
  3. Páginas Mensais
  4. Acompanhamento Mensal de Hábitos 
  5. Páginas Semanais
  6. Páginais Diárias
  7. Como usar seu caderno como diário
  8. Páginas de saúde e bem-estar
  9. Ideias de listas
  10. Páginas financeiras
  11. Páginas de tarefas domésticas
  12. Página de planejamentos de refeições
  13. Páginas de viagem
  14. Personalize seu diário em tópicos
Para saber mais e se aprofundar nas técnicas: [7] [8]

4 - Sketchbook - é um caderno com páginas em branco, podendo ser pautadas ou pontilhadas para fazer anotações e desenhos. Usadas por artistas ou qualquer outra pessoa para qualquer outra finalidade, como no caso em tela, como agenda. Eles possuem ampla variedade de formas, tamanhos, tipos de papéis, materiais, capas e números de páginas. Quem quer iniciar este processo pode começar com qualquer tipo de caderno. Comece simples e vá desenvolvendo suas páginas conforme o tempo, vendo se isso é o que se encaixa com o que você quer para se organizar e depois pode comprar algo mais elaborado - ou não - porque ninguém é obrigado a nada, rssrs.
O mais famoso sketchbook é da Marca Moleskine, sonho de consumo de quem gosta do assunto.

5 - Termos comumente usados para os layouts das páginas - Se você quiser se inspirar em vários layouts que tem por ventura encontram-se nas redes sociais, principalmente o Instagram, vale a pena assistir o vídeo da Aline Albino sobre vários termos em inglês que são utilizados para denominar a diagramação das páginas. 


Aqui eu mostro como ficou Sketchbook que eu fiz para meu Bullet Journal -CommonPlace Book - Diário em tópicos - Tudo Junto e Misturado - kkkk





Até mais!



1 Comentários

Seu palpite é muito bem vindo!
Your guess is welcome!