12 Super Dicas para Compras Online

Quantas vezes você se deparou com um produto numa loja física e comprou, e depois foi pesquisar na internet e viu que pagou muito caro por ele?
Acredito que todo mundo já tenha passado por isso, eu não sou exceção...
Então, para aproveitar o que a internet pode oferecer aqui vão algumas dicas de como fazer boas escolhas e economizar nas compras que fazemos pela internet.
    

1 – Não haja por impulso
Planeje-se para fazer uma compra. Não compre no primeiro site em que ver o produto. Faça comparações de preço, preste atenção às descrições dos produtos, avaliando se o preço está de acordo com o produto. Muitas pessoas vão às lojas físicas para conhecer o produto e depois pesquisam na internet e acham ele mais barato.

2 – Cadastre-se para receber e-mails com ofertas
Grandes redes de lojas enviam e-mails para os inscritos em suas newsletters com promoções diferenciadas e ofertas-relâmpago. Basta se inscrever no próprio site da loja. Muitas lojas oferecem descontos para fidelizar clientes.

3 – Evite fazer compras próximas a datas comemorativas
Aguarde o período de saldo e promoções. Muitos produtos diminuem o preço após estas datas para liquidar o estoque. Vale a pena deixar estas datas passarem pra voltar a pesquisar os produtos desejados.

4 – Cuidado com a Black Friday
Geralmente no final do mês de novembro há a campanha Black Friday. Neste dia, que pode durar a semana ou até o mês, em lojas físicas e em várias lojas online são oferecidas promoções ditas imperdíveis. Mas sempre tem aquela piadinha do “pela metade do dobro”, hahaha. Mas a verdade é que há muitas promoções sim, basta ficar atento aos preços para não cair numa pegadinha. Por isso vale a dica de não comprar por impulso e acompanhar os preços daqueles itens da nossa wishlist até conseguir um bom negócio.

5 - Faça pesquisa em sites comparadores de preços
Uma boa pesquisa de preços deve passar por pelo menos um site comparador de preços. Nesses sites, é possível comparar preços entre as principais lojas virtuais e inclusive alguns deles ainda comparam a variação de preço ao longo do tempo e emitem alertas sobre a variação de preços para você não perder uma oferta. Alguns deles estão aqui abaixo:
Google Shopping
JáCotei
Buscapé
Bondfaro
Shopping UOL
Zoom

6. Antes de se decidir pela compra, compare o Frete
Vamos dizer que você esteja comparando o preço do produto em diversas lojas. Antes de se decidir, calcule o frete e o prazo de entrega. Pode haver uma grande diferença entre lojas, o que pode acabar frustrando a compra. Algumas lojas estão oferecendo pacotes para ter entrega grátis durante um ano, renováveis. Você paga uma taxa e toda vez que comprar lá dentro deste prazo de um ano, o frete é grátis. Um exemplo é as Lojas Americanas que oferece o Americanas Prime.

7. Compare as formas de pagamento
Assim como o frete, a decepção pode vir ao se verificar as formas de pagamento. O site pode oferecer preços muito convidativos à vista e no fim o parcelamento não ser tão atrativo, já que não são os mesmos valores do preço à vista, ou mesmo incluir juros no parcelamento.

8. Fuja de ofertas com preços muito abaixo de mercado
Desconfie de preços muito baixos. Compre em lojas de redes já conhecidas e confira reclamações em sites como o Reclame Aqui. Este site reúne reclamações, tanto de lojas físicas quanto online, e intermedia os conflitos. Muita gente tem usado também as redes sociais das marcas para reclamar. Enfim, caso não conheça a loja é bom sempre prevenir.

9 - Procure por cupons de desconto
Cupons de desconto são uma alternativa legal para conseguir isenção de frete, descontos, brindes, entre outros. Muitas lojas divulgam no e-mail marketing ou redes sociais cupons de desconto. Então, caso você precise daquele desconto maroto na hora de fechar sua compra, vale à pena conferir sites de desconto, como, por exemplo, o CupomVálido. Vale a pena testar vários, pois os cupons expiram ou excedem o limite de uso.

10. Pesquise por cashbacks
Cashback é um sistema que devolve parte do valor da compra.  Funciona de forma simples: o consumidor faz uma compra e seu benefício vem com a devolução de parte do dinheiro gasto. Para isso, é preciso se cadastrar em sites que adotam esse recurso e comprar nas lojas parceiras. Confira alguns abaixo:
Cashola
Méliuz
Poup 
Ame



11 – Acompanhe o transporte de sua compra
Muitas lojas online utilizam o serviço dos correios para entrega, e fornecem um número de rastreamento.
Você pode consultar este número no site dos Correios ou instalar algum aplicativo em seu celular e ser notificado sobre o andamento da entrega. Eu uso o aplicativo Rastreio Correios da Google Play Store.


12 – A compra chegou: e agora?
Você deve conferir se o produto não sofreu avarias no transporte, ou mesmo se a embalagem foi violada.  Depois disso, conferir se o produto recebido confere com o que foi comprado. Se não parecerem com as fotos, já é motivo para devolução. Além disso, verificar se o produto funciona, etc. Se você não gostou, ainda tem, de acordo com o Código do Consumidor, 7 dias de direito de arrependimento. Neste caso, você deve entrar em contato com a loja em que adquiriu o produto e procurar pelo link que fala sobre trocas e devoluções. Cada loja tem sua política de trocas, mas em geral eles fornecem um código postal em que você retorna aos correios e devolve o produto na embalagem original, ou a transportadora retorna ao seu endereço para recolher o produto.

Então são essas as dicas, pessoal!

Espero que tenham gostado! Compartilhe este artigo com aquele colega que tem dificuldade com as compras online! Fazer compras em lojas virtuais não é motivo para preocupação, esta modalidade veio para facilitar a nossa vida, e poder então usar esse tempo com outras coisas, não é verdade?


Seu palpite é muito bem vindo!
Your guess is welcome! Out Of Topic Show Konversi KodeHide Konversi Kode Show EmoticonHide Emoticon

Thanks for your comment

.