Como encapar caderno com tecido?

Primeiramente você deve saber que às vezes o tecido que você vai colar pode deixar transparecer a capa do caderno, por isso recomendo colar uma folha sulfite branca na capa.
Papel já colado...
Passe cola na capa e estique bem o tecido... faça por partes... não esqueça de espalhar bem a cola, não esqueça nenhum cantinho.
Outra parte...
Corte os cantinhos como na foto (ai, vai dizer que a minha unha não tá lindona?)
Levante as abas do papel que forra o caderno por dentro, assim o acabamento fica por baixo.
Passe cola e ponha a ponta do tecido que sobrou. Deixe uma margem no tecido de 1 cm mais ou menos.
Vai ficar assim. Repita em toda a volta do caderno.
Na parte de tras do caderno coloque o elastico por baixo da capa interna e pingue uma gotinha de Super Bonder por baixo do elastico. Repita o procedimento no caso em cima e embaixo.
Vai  ficar assim...
E este é o resultado final.
E fiz mais um...
Gostaram?

Por hoje é só pessoal...
Beijokas

29 Comentários

  1. pode ser qualquer tecido, mas eu estou usando os de algodão, se você quer variedade de estampas, procure por uma loja mais voltada para o artesanato ou costura, como armarinhos... ah e não esqueça de colar uma folha branca por baixo porque além de evitar que a cor da capa passe pro seu tecido ela ajuda o tecido a aderir melhor...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, esse foi o melhro tutorial de encapar caderno com tecido que ví! Todos usam manta acrilica, eu nao queria usar isso!

    Essa dica de levantar as beradas da folha interna que faz o acabamento foi otima! Ainda mais que esse tipo de caderno tem um revestimento plastico, a folha solta bem facinho! Aliás, sobre esse revestimento, pra fixar melhor o tecido, eu passei lixa de unha na capa, pra desgastar um pouco esse plastico, e o tecido prender melhor!
    Bem lembrado o elástico! Deu uma cara bem mais bonita!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Raquel!
      O elástico segura as folhas que a gente põe no meio do caderno, é otimo, eu uso na minha bolsa.
      Essa dica da lixa é boa, alias qualquer coisa que o deixe aspero...
      o papel eu uso mais porque os tecidos muito clarinhos deixam transparecendo as coisas escritas na capa ou a propria cor do caderno...
      Beijos!

      Excluir
  3. Adorei ! Parabéns !!!!!!!
    Você usou que cola para fixar o tecido?
    Abreços
    =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cola branca mesmo, de boa qualidade, a de rotulo azul, como se fala por ai...

      Abraços
      ;]

      Excluir
  4. Ola Carlinha, tudo bem? Amei seus cadernos,eu também faço esse trabalho, mas uso a manta acrilica para dar volume e ficar fofinho.Já estou te seguindo e te convido a me visitar.Bjo, semana abençoada.Ilda.

    ResponderExcluir
  5. Fácil, rápido e muito bem explicado e aliás, sua unha estava bonita mesmo...rsrs

    ResponderExcluir
  6. Que lindo que ficou!!!!
    Parabéns pelo seu trabalho

    ResponderExcluir
  7. O tecido deve ser colado com o caderno aberto ou fechado?

    Parabéns por seus trabalhos!!!
    Que Deus lhe abençoe com muito sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi!
      então, respondendo a sua duvida, a medida em que colamos o tecido ao caderno a gente vai mexendo com o caderno abrindo e fechando ... mas a gente vai colando com ele aberto mesmo.
      abraços...

      Excluir
  8. Gostei muito,e achei um maximo. Vou compartilhar com minhas amigas. Beijocas
    De withiney

    ResponderExcluir
  9. Amei. Ficou otimo. Tambem gostei das suas unhas. Achei essa ideia muito inteligente e gostei do seu modo de esplicar. Beijocas de withiney

    ResponderExcluir
  10. Que cola vc usou para colar o tecido? Muito criativo :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cola branca mesmo, a simples, de colar papel... ;] nas quinas, onde é feito a dobra e junção de dois lados do tecido, as vezes eu reforço com cola de tecido...

      Excluir
  11. adorei mesmo as aulas as aulas ja estao começando e eu nao comprei os cadernos de 48 folhas mas essa capa de tesido ta linda e so comprar o o caderninho que fica dem mais bonito dos que tem a capa pronta...parabens

    ResponderExcluir
  12. Primeiramente, quero parabenizá-la pelo site. E aproveitar para tirar uma dúvida: é que não entendi bem sobre a colocação do elástico. Vc diz pra colocar por baixo da capa interna na parte de trás, mas não compreendi bem. (meu raciocício é lento, rsrs).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hhaha, é assim, quando você compra o caderno que é parecido com o meu, ele tem uma capa colorida e brilhosa pelo lado externo do caderno, e pra fazer o acabamento, tem uma especie de folha branca pelo lado interno da capa... Você tem que levantar esta folha branca um pouco por toda a volta, porque a ponta de todo o tecido deverá ficar por baixo para dar um acabamento. Depois de colocar o tecido, você vai cortar o elástico e colocará na posição da foto (por baixo do papel branco), e colocará um pingo de superbonder(cola instantânea) e espera um pouquinho pra secar. depois é só colar esse papel branco de volta no lugar.

      Excluir
  13. Agradeço muito pela paciência em me explicar tudo passo a passo, mas é que sou iniciante e acabo tendo muitas dúvidas. Mais uma vez obrigada e continue mantendo sempre esse site tão maravilhoso!

    ResponderExcluir
  14. Valeu a lembrança, vc acredita que quando eu era criança minha mãe encapava todos os meus cadernos de escola assim com tecido? Bons tempos... saudades.

    valeu.
    bjks

    www.ovelhacorderosa.com.br

    ResponderExcluir
  15. Valeu pela lembrança. Vc acredita que quando eu era criança minha mãe encapava todos os meus cadernos assim com tecido? Bons tempos... saudades... é um trabalho muito legal mesmo, dá para encapar muita coisa com tecidos.

    Bjks

    www.ovelhacorderosa.com.br

    ResponderExcluir
  16. Muito bom o tutorial! Eu queria encapar com cetim, e depois aplicar renda por cima do cetim... Vc acha que essa cola funciona pra colocar a renda no cetim? ou é melhor outro tecido? Ou cola pra tecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol, eu nunca usei cetim, mas eu acho que mancha... e a renda eu não sei se cola não... mas a sua ideia é muito legal, deverias testar, iria ficar lindo!!!! e a cola pode ser a branca mesmo, ela cola muito bem, não tem necessidade de ser de tecido, só mais nos cantinhos, nas bordinhas que podem descolar mais fácil, e onde costuma desfiar, de resto pode ser cola branca mesmo!

      Excluir
    2. Tente passar Termolina leitosa em todo o tecido (cetim) , deixar secar e, após, proceder como o explicado. Cola direitinho.

      Excluir
  17. Boa tarde Carla, gostaria de saber quanto posso cobrar no caderno pequeno e quanto posso cobrar no grande ?

    ResponderExcluir
  18. Obrigada pela explicação. Vou fazer a caŕtonagem psra dar de presente. Adorei. Bjs . walcm2@gmail.com.

    ResponderExcluir

Seu palpite é muito bem vindo!
Your guess is welcome!