Estágio Séries iniciais - Uma expedição no tempo e no espaço

Oi pessoal!

Vim dividir com vocês o que eu ando fazendo na faculdade, já que estava em período de estágio. 
Bem, primeiramente, foi uma correria só! Foram algumas semanas de esgotamento físico e mental inimagináveis. É, estou ficando velha e o pique não é mais o mesmo. Lidar com crianças realmente suga muita de nossas energias.  Acordava muito cedo, estagiava a manhã toda e à tarde trabalhava. À noite ainda tinha que fazer ajustes nos planos de aula e relatório.  Nos finais de semana e tempo livre era fazer as coisas pra aula. Mas então, voltando ao assunto,  O tema das aulas foram "Uma viagem no tempo e no espaço", então "quase" tudo girava em torno disso, pois tínhamos que adequar o conteúdo às matérias do plano de ensino anual. 

Durante nosso estágio a gente falou da relação com o movimento dos astros e da terra com o tempo: do dia e da noite com a rotação da terra, da semana, com as fases da lua, do mês com a volta que a lua dá na terra, e das estações do ano  e do ano com a volta que a terra dá no sol. Fizemos mapas com eles de onde eles vinham de casa à escola, e fizemos a planta da escola pra eles planificarem e representarem o espaço. Trabalhamos também com o globo terrestre e com o mapa-múndi e a rosa dos ventos, explicamos como ela funcionava com relação ao local onde o sol nasce e se põe, que também apresentou outras noções espaciais para os alunos. Para ambientá-los com o tema, todos nós eramos marinheiros e embarcaríamos numa expedição muito legal. Então fizemos dobraduras de barcos e de chapéus de marinheiro e decoramos juntos. Por fim, no ultimo dia, fizemos uma caça ao tesouro, então fizemos a caixa e guardamos as lembrancinhas que seriam encontradas pelos alunos na caça ao tesouro. A caça ao tesouro usaria todo o conhecimento adquirido pelos mesmos com as novas noções espaciais apreendidas.

Pra quem não sabe, eu e marido fazemos graduação em pedagogia juntos, então lecionávamos em dupla na mesma tchurminha. A turma era de 1º ano, em processo de alfabetização.


Aqui a gente está produzindo as lembrancinhas pros aluninhos.


Em uma das aulas a gente fez esse cartaz em que simulamos as latas de lixo recicláveis com papel colorido. As crianças colavam alguns objetos representativos nos espaços determinados e o excesso era literalmente jogado na lata de lixo.

Simulação do movimento da terra e da lua ao redor do sol e enfins, rsrsrs


Aqui produzindo as lembrancinhas....



e aqui como ela ficaria, colocando como marcador de página do caderno ou agenda.


Essas caixinhas amarelas eu quem decorei... bem simples, são caixas de sapato, que foram forradas com fita crepe, e depois passei tinta pva amarela, umas duas demãos. Depois eu usei caneta permanente pra fazer os desenhos. É uma coisa bem simples, tanto que a caixa de cima eu tinha forrado com jornal e achei que ficou feio e passei fita por cima. A de baixo eu só passei fita, e ainda transpareceu a estampa da caixa.


Essa foi o marido que fez, ficou mais sinistra hahahha Ele também revestiu com fita crepe, passou spray dourado e preto e decorou com canetão. Eu vi que ele forrou a caixa de fita crepe e tinha dado errado com o jornal daí eu imitei ele! 



E finalmente ele fez o barco e os acessórios. Juro, eu não estava em condições #mortaComFarofa. 
Ele montou com papelão, forrou com jornal, pintou e fez a âncora e a bóia.


Eu tinha me inspirado nesse barco de papelão, mas como não ajudei marido não deixou eu opinar :(




E aqui o barco lá na escola.  Fizemos dobraduras com as crianças, chapéus e barquinhos de marinheiro.


Bem tem várias coisas legais que fizemos, mas não podemos compartilhar pois haveria uso indevido da imagem de crianças. Mas é isso, foi muito divertido. 

Beijos!


1 Comentários

  1. Hola amiga querida tanto tiempo ,, veo que su blog ha tenido muy buenos cambios de imagen ,, y que bonita foto usted y su marido con esos barquitos !,

    ResponderExcluir

Seu palpite é muito bem vindo!
Your guess is welcome!