Assemblage

E aí, pessoal, tudo jóia?

Estou passando por aqui pra mostrar mais um trabalhinho da faculdade...
A técnica a ser aplicada é a Assemblage, que explico mais adiante nesse post.
Meu tema ficou em torno do que me representa, então tem de tudo um pouco, reutilizando que eu já tinha em casa. Então colei coisas da polícia, minha profissão, a lembrancinha que eu fiz pras crianças da creche durante meu estágio de pedagogia, itens que remetem à costura, as moldurinhas que eu produzo e vendo, flores e borboletas, que eu uso bastante nos meus projetos,  lacres de vinhos, um novo hábito gostoso, um pedacinho de cortiça pra representar meu amor por murais desse material, uma câmera e uma fita K7, representando o gosto por músicas e tirar fotos, e um fusquinha, o mascote do Estúdio.


Antes da colagem veio a preparação da tela, na qual se não fosse o caso de ter que fazer esse trabalho em si deixaria desse jeitinho lindo que ficou, amei o resultado! Usei um stencil que produzi durante as aulas, e para gravar a imagem na tela usei massa corrida tingida. Depois, após proteger a aplicação do stencil com um pedaço de papel, apliquei tintas azul turquesa, magenta e glitter cobre com spray borrifador, deixando um jeitinho bem bagunçado nesse fundo.


Então agora fica um trechinho com a definição do que é Assemblage:

Assemblage é um termo francês que foi trazido à arte por Jean Dubuffet em 1953. É usado para definir colagens com objetos e materiais tridimensionais. A assemblage é baseada no princípio que todo e qualquer material pode ser incorporado a uma obra de arte, criando um novo conjunto sem que esta perca o seu sentido original.
Ao se utilizar de diversos materiais como papéis, tecidos, madeira "colados" a uma tela o artista consegue ultrapassar as limitações da superfície, rompendo assim o limite da pintura, criando uma junção da pintura com a escultura. O princípio que orienta a feitura de assemblages é a "estética da acumulação": todo e qualquer tipo de material pode ser incorporado à obra de arte.
A referência de Dubuffet às colagens não é casual. Nas artes visuais, a prática de articulação de materiais diversos numa só obra leva a esse procedimento técnico específico, que se incorpora à arte do século XX com o cubismo de Pablo Picasso (1881 - 1973).
Fonte: Wikipedia
Sigam o novo Instagram do Estúdio Tudo Junto e Misturado!



#assemblage #mixedMedia Assemblage é um termo francês que foi trazido à arte por Jean Dubuffet em 1953.É usado para definir colagens com objetos e materiais tridimensionais. A assemblage é baseada no princípio que todo e qualquer material pode ser incorporado a uma obra de arte, criando um novo conjunto sem que esta perca o seu sentido original. Ao se utilizar de diversos materiais como papéis, tecidos, madeira "colados" a uma tela o artista consegue ultrapassar as limitações da superfície, rompendo assim o limite da pintura, criando uma junção da pintura com a escultura. O princípio que orienta a feitura de assemblages é a "estética da acumulação": todo e qualquer tipo de material pode ser incorporado à obra de arte. A referência de Dubuffet às colagens não é casual. Nas artes visuais, a prática de articulação de materiais diversos numa só obra leva a esse procedimento técnico específico, que se incorpora à arte do século XX com o cubismo de Pablo Picasso (1881 - 1973). Fonte: Wikipedia
Uma publicação compartilhada por Estudio Tudo Junto e Misturado (@estudiotudojuntoemisturado) em


Espero que tenham gostado das dicas, um grande beijo e até mais!


0 Comentários