Casa Nova: Cozinha

Oi pessoal,

Vim aqui pra mostrar mais ou menos como vai ficar a minha cozinha...
Então, como dinheiro não dá em árvore, não tenho pretensão de fazer uma cozinha planejada rsrsrs... Nem por isso, a gente não tem opções acessíveis, não é mesmo?

Então, como a casa será de madeira, com exceção das partes úmidas, como a cozinha e banheiros, decidi investir em móveis mais claros. Mas, como o branco logo mostra os sinais de uso, com as marcas de gordura, das mãos, entre outras, decidi escolher um tom claro, evitando o branco. 

Dessa forma, pesquisando a internet, me deparei com vários modelos de cozinhas moduladas, a grande maioria com portas brancas e corpo amadeirado, quando justamente eu queria o contrário, além de outras que eram muito escuras.

Então, acabei por escolher a cozinha Itatiaia modelo Belíssima. Além de ter uma variedade de módulos satisfatória, ainda possuem diferentes portas, além do que o módulo de canto é em ângulo de 90 graus, e e não em diagonal como já vi por aí. Ele ainda possui puxadores metálicos embutidos, trazendo leveza, sem aqueles puxadores proeminentes e antiquados, e ainda tem modelos que simplesmente não os tem, fazendo com que a gente pegue na madeira e detone ainda mais rápido. Outra coisa que sempre presto atenção: Eu prefiro móveis com pézinhos, para evitar que a umidade estrague a base do móvel. Neste caso, se vocês observarem nas fotos abaixo, ainda tem-se a opção de fixar na parede, sem os pézinhos, que é o que eu penso em fazer, mas ainda estou verificando.


Agora eu passo algumas das dicas que eu aprendi na minha antiga casa, que já botei em prática na casa da minha mãe e que vou botar em prática agora na minha casa:
  • Gás: Eu acho o "ó" aquela casinha de gás do lado de fora da casa, atravancando os corredores e servindo de suporte-para-tranqueiras-que-ficou-lá-por-preguiça-de-guardar. Assim, na casa da mamis fizemos a casinha pro lado de dentro, e a portinha fica rente a parede, obviamente. e pode-se fazer uma grade, uma porta mais fechadinha, lógico que com ventilação para o gás. Veja como fiz na minha casa.
  • Granito: Na primeira vez que eu coloquei granito na minha cozinha, acabei vendo que o peso acaba deixando os móveis tortos. Então, muitas vezes você contrata uma marmoraria pra instalar a pedra na sua cozinha, e não é feito nenhum reforço, simplesmente colocando a pedra em cima do móvel. Então, ou você trata disso com a empresa, ou você já se previne e instala suportes para evitar estragar os seus móveis. Podem ser aqueles comuns, em formato triangular para prateleiras, só que com capacidade para aguentar bastante peso, ou então como mostrado na foto abaixo, que é uma barra de ferro chumbada na parede.

Finalmente, vou mostrar as diversas combinações que achei nas minhas pesquisas nos sites de móveis e afins.










E aqui algumas peças com outros detalhes que eu pesquisei para decidir.

E existe no site de móveis Itatiaia um simulador para montar os ambientes com os móveis da marca. Eu fiz uma simulação e olha como ficou:




Bem, para concluir, acho super válido a gente pensar bem onde vai cada coisa na nossa casa desde o início. Eu já pensei onde vai os móveis, e a partir disto decidi onde iria a instalação elétrica e hidráulica, e ainda fiz alguns desenhos para localizar cada coisa em seu lugar. Logicamente ainda tenho que rever um ou outro móvel no momento de comprar, devido às variações no reboco e outras eventuais medidas a serem consideradas. 

Então é isso, pessoal!

Abraços!

0 Comentários