Os muitos benefícios do sushi



(pixabay.com)
 
Pelos muitos posts no blog sobre comida japonesa, é fácil perceber que eu amo sushi, não é mesmo? Então, hoje decidi falar sobre os benefícios deste prato incrível, pois muitas pessoas acreditam que possa fazer mal à saúde por ser facilmente encontrado em qualquer lugar. Uma associação totalmente errônea, já que esta culinária é uma das mais saudáveis do mundo.

Já vou me adiantando e dizendo que não, não é verdade! Independente de você pedir seu sushi em casa ou no restaurante, pode ter certeza de que você está consumindo um alimento benéfico. Vamos aos fatos:

Regulação hormonal
A alga que é utilizada para fazer o sushi, nori, é uma
ótima fonte de iodo, elemento importantíssimo para a regulação hormonal, mais especificamente da glândula da tireóide. Leia mais sobre as consequências da deficiência deste componente aqui.

Metabolismo
Você sabia que proteínas são importantíssimas para o seu metabolismo?
Quando lento,  pode se tornar um problema sério – muito comum entre pessoas que seguem uma dieta desequilibrada. A carne do peixe é uma ótima fonte de proteína, possuindo poucas calorias e baixo nível de gordura.

Perda de peso
Já que estamos falando de metabolismo, vamos falar de dieta também. O sushi não é um prato calórico, então você pode comer mesmo enquanto estiver tentando perder peso. A culinária japonesa é super saudável, e os japoneses estão entre os povos que
menos sofrem com a obesidade. No entanto, existe um tipo de sushi calórico: os “hot rolls”. Portanto, evite-os, pois são fritos e gordurosos – aliás, na verdade, nem japoneses são. Ao fazer isso, não terá problemas com a balança.

Circulação
O peixe e o molho de soja do sushi são ótimas fontes de ferro, essencial para a produção de glóbulos vermelhos. Quanto maior a produção destas células, maior a circulação do sangue no corpo. Vale também lembrar que a sua ausência causa
anemia.

Coração
O sushi é uma “bomba” de
ômega-3 (o colesterol “bom”) que ajuda a combater LDL (o “ruim”), evitando assim uma série de problemas, como obstrução das artérias, aterosclerose, infartos e acidentes vasculares cerebrais.
Ao unir os benefícios deste ácido com o ferro, mencionado aqui em cima, é possível ver a redução da pressão sanguínea, maior circulação de sangue, e, consequentemente, melhor oxigenação em órgãos e tecidos. Vale lembrar que os mais saudáveis são os que possuem truta, salmão, atum e arenque.

Cérebro
Como todos os outros órgãos, o cérebro precisa de uma boa circulação (com bons níveis de oxigênio) para poder funcionar direito. Então, obviamente, como mencionado acima, o sushi também colabora para o bom funcionamento dele. Além disso, precisamos falar sobre a alta concentração de vitaminas encontradas no prato, incluindo as do
complexo B, que são necessárias para a regulação da serotonina, importante neurotransmissor relacionado ao bem estar.

Prevenção do câncer
O wasabi e o gengibre têm compostos antioxidantes capazes de combater
radicais livres, átomos que podem fazer mutações nas células, causando assim o câncer. Além disso, muitos dos peixes usados nos pratos são ricos em selênio, um mineral bastante conhecido por suas propriedades anticâncer.

Viu só a quantidade de benefícios? Portanto, não é à toa que o sushi tenha se tornado tão popular, pois faz bem à saúde e agrada o paladar. Resumindo: uma combinação mais que perfeita.




Até mais, pessoal!














0 Comentários